Pai, Papai Noel Está Morto

1992

Papa, Umer Ded Moroz aka Daddy / Father Frost Is Dead

Um biólogo, obcecado com a ideia de escrever um tratado sobre uma nova espécie de rato, torna-se testemunha de uma sequência de eventos bizarros e surreais.
Estranha e impenetrável obra. A civilização moderna é retratada através de um menino e um velho homem colocando armadilhas fatais em um bunker para roubar suas vítimas. Um racional biólogo vai visitar seus parentes em um lugar estranho, onde todos comportam-se estranhamente e falam em sentenças de uma palavra só. Homens em ternos escuros agem com indiferença na floresta com estruturas de madeira; os corpos de pessoas vivas são embrulhados com requintes sadomasoquistas, quase como múmias; pessoas são sepultadas em um estranho ritual de morte, onde os vivos e mortos se confundem; e tantas outras sequências aleatórias de estranheza meditativa. Supostamente, uma peça de humor sobre o efeito da morte da figura mítica do "Papai Noel" na sociedade e diferentes pessoas. Absurdamente bizarro e com uma narrativa minimalista, são claras as referências ao trabalho de Tarkovsky.

1992