Parradox

2010

Parradox

“Pim está mais completo,” concluiu a atriz Willeke van Ammetlrooy depois de ver Pim de la Parra novamente no Suriname, na apresentação da versão restaurada de seu filme Wan Pipel. Isso marcou o fim de seu desentendimento com o diretor durante essa filmagem, há 35 anos. O charmoso “Parra de la Pim”, como gosta de ser chamado, não parece ser o tipo de homem que fica muito tempo irritado. Wan Pipel é um divisor de águas na carreira desse cineasta teimoso que, junto com Wim Verstappen, abalou o mundo do CINEMA HOLANDÊS no final dos anos 1960. Embora ele voltasse a fazer os chamados “filmes minimalistas”, não teria mais as oportunidades que seu talento e sua inventividade merecem, de acordo com muita gente da indústria cinematográfica holandesa.

Em Parradox, o diretor In-Soo Rasdatake faz um retrato de De la Parra, agora com 70 anos, que voltou ao seu Suriname natal depois de muitas aventuras na Holanda. Ele discute os temas mais importantes de sua vida e sua obra, que coexistiram durante muito tempo: muitas mulheres, pouco dinheiro, muito ego. Os ingredientes essenciais de uma obra caracterizada por fracassos dramáticos, mas fascinantes.

Título Original: Parradox
Direção: In-soo Radstake