2. > Curtas Metragens

Título Partideiros (Original)
Ano produção 1978
1978 ( Brasil )
Classificação L - Livre para todos os públicos

O documentário reúne os grandes compositores do Partido alto na década de 1970. Entre eles, Grupo Vissungo, Pandeirinho, Campolino, Casquinha, Argemiro, Osmar do Cavaco, Clementina de Jesus, Giovana, Xangô da Mangueira, Martinho da Vila, Geraldo Babão, Guará, Wilson Moreira e Aniceto.
O roteiro de Nei Lopes, Rubem Confete e Clóvis Scarpino agrupa depoimentos de ícones desse gênero, que surgiu no início do século XX ao longo do processo de modernização do samba urbano carioca. Como há discórdia entre estudiosos para definir o que realmente seria o partido alto, o curta-metragem percorre pelas memórias dos músicos ajudando a traçar a identidade dessa vertente.
O trabalho foi distribuído pela Embrafilme e rodou o Brasil acompanhando o filme norte-amerciano “Os embalos de sábado à noite”, grande sucesso da época.