3. > Persona Non Grata

Título Persona Non Grata (Original)
Ano produção 2005
2005 ( Mundial )

No nível elementar, o filme é sobre diplomatas e suas vidas. Em um nível mais complexo, Zanussi explora a relação entre a Polônia e a Rússia pós-Glasnost e os habitantes de ambas as nações. Em um nível ainda mais complexo, introduz as sutis diferenças entre cristãos ortodoxos e católicos. Ele diferencia as duas espiritualidades através de uma rica disputa verbal entre um polonês e um diplomata soviético. Mas tirando o contexto da diplomacia em torno do qual o filme gira, a discussão assume um tom diferente, e a inteligência de Zanussi lança luzes e sombras sobre os temas abordados. É uma história de amor, suspeita e princípios que vão além do mero indivíduo. É uma história de reconciliação que resulta num trabalho de maturidade, que deve ser saboreado como a um conhaque fino. O que este filme mostra é que o cinema polonês está vivo e bem! É também a prova de que Zanussi está de volta em sua melhor forma. (Fonte: MakingOff)