Piratas!

2011

¡Piratas!

O que levou os somalianos a atacarem os barcos em suas águas? Por que foram taxados de piratas?
Não se deixe levar pela péssima arte gráfica da bandeira de pirata do documentário, pois o filme é simplesmente notável, revelando a assustadora degradação ambiental sob o saque que os EUA e a Europa estão praticando num dos países mais miseráveis do mundo, a Somália
Esse país foi vítima de uma colonização europeia que se estendeu até o séc. XX, quando então se tornou independente. Mas a democracia durou apenas 9 anos, pois os EUA conseguiram realizar o Golpe de Estado que deixou os somalianos de joelhos. Hoje, 2 décadas depois de ter se livrado do seu ditador, o país fragilizado, é palco de uma epidemia de fome, guerras civis violentas. Nesse contexto não há como proteger suas fronteiras marítimas, que são invadidas por gigantescos barcos pesqueiros que utilizam-se de todos os recursos ilegais banidos no resto do mundo para pescar o atum, ameaçando também gravemente a vida marinha da região. A ONU apesar dos inúmeros apelos, nada fez para mudar esse quadro perverso. Mas os absurdos não param por aí, assista e comprove!

Assista aqui: http://dotsub.com/view/8446e7d0-e5b4-496a-a6d2-38767e3b520a

2011