3. > Planeta Vivo - O Grande Karoo

Título Great Karoo (Original)
Ano produção 1998
1998 ( Mundial )
Classificação L - Livre para todos os públicos

Este é o 18º de 32 episódios da série/ documentário “Enciclopédia da Natureza – Planeta Vivo”, lançado em VHS junto com 32 livros ilustrados sobre o reino animal. Uma produção da BBC em associação com a National Geographic Television e distribuído no Brasil pela Editora Planeta.

O grande Karoo é uma imensa superfície semi-árida de 650.000 km² situada na África do Sul. No passado foi povoada por muitos animais que serviam de alimento para os povos nômades que habitavam o local, mas com a chegada dos colonizadores europeus, sofreu uma grande transformação.
As caças em grande escala dizimaram muitas espécies; no entanto, algumas delas sobreviveram graças à criação de áreas protegidas, como é o caso da zebra montesa do Cabo.
Atualmente, o grande Karoo é diferente, mas continua tão fascinante como no passado. Avestruzes, antílopes africanos, garças e águias negras são, entre outros, alguns dos animais que continuam presentes na “Grande Desolação”, nome com o qual os seus primeiros habitantes o denominavam.