“Políticas de saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde”

2006

“Políticas de saúde no Brasil"

• “Políticas de saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde” - Brasil
L - Livre para todos os públicos 60 minutos

O documentário conta a história das políticas de saúde em nosso país, mostrando como ela se articulou com a história política brasileira, destacando os mecanismos que foram criados para sua implementação, desde as Caixas de Aposentadoria e Pensões até a implantação do SUS.
O vídeo foi realizado por iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Ano de Produção: 2006

O filme pode ser visto em <http://videolog.uol.com.br/video.php?id=285134>

Para recebê-lo, escreva para: [email protected] ou para: Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS - Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Ministério da Saúde - Edifício-sede - 4º Andar, Sala 403; CEP 70058-900; Brasília-DF. Cópias podem ser solicitadas à VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz

O vídeo Políticas de saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde gratifica o usuário pela linguagem leve e pelo trabalho de pesquisa cuidadoso. Associando rico material audiovisual à pesquisa historiográfica, e ao recurso da dramatização, contextualiza os 100 anos de luta pelo direito à saúde, a partir da periodização de contextos emblemáticos da história da construção dos modelos de atenção à saúde no Brasil: 1900-1930, 1930-1945, 1945-1964, 1964-1988 e 1988-2006 (ano de produção do documentário).

11 de Dezembro de 2006