3. > Por Toda a Minha Vida: Cazuza

Título Por Toda Minha Vida - Cazuza (Original)
Ano produção 2009
19 de Novembro de 2009 ( Mundial )
Classificação L - Livre para todos os públicos

Agenor de Miranda Araújo Neto, popularmente conhecido como Cazuza, foi o homenageado do programa exibido em novembro de 2009. O especial trouxe imagens de arquivo e depoimentos de amigos, familiares e profissionais que acompanharam de perto a carreira do cantor, entre eles o jornalista Pedro Bial, os cantores Ney Matogrosso, Sandra de Sá, Bebel Gilberto e Roberto Frejat, o produtor musical Ezequiel Neves, e seus pais, Lucinha e João Araújo. Lucinha Araújo, abriu os seus arquivos para a pesquisadora Júlia Schnoor, o que possibilitou a utilização de imagens inéditas no programa, como a comemoração de um aniversário de Cazuza em Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro. Filho de João Araújo, fundador da Som Livre, Cazuza, sempre esteve cercado de artistas. Mas foi preciso que o então diretor artístico da companhia, Guto Graça Mello, e seu assistente, Ezequiel Neves, convencessem o dono da empresa a ouvir uma fita demo de Cazuza cantando com o Barão Vermelho, para que o cantor iniciasse sua bem-sucedida carreira musical. O grupo tocava rock em português e sucessos como Todo Amor que Houver Nesta Vida, Bete Balanço e Pro Dia Nascer Feliz. A banda alcançou enorme êxito, até que Cazuza, decidiu não cantar apenas rock e partiu para a carreira solo. Continuou compondo músicas que traduziam os sentimentos de sua geração, como Exagerado, Brasil, Codinome Beija-Flor, O Tempo Não Pára, Faz Parte do Meu Show e O Nosso Amor a Gente Inventa. Caju, como era chamado pelos amigos, foi considerado o poeta da rebeldia, da solidão e do amor. A descoberta de que era soropositivo e o sofrimento acarretado pela doença não acabaram com a ousadia do cantor. Por Toda a Minha Vida, tratou com naturalidade e transparência um assunto não abordado antes na TV, em relação à trajetória de Cazuza; nem mesmo no filme Cazuza – O Tempo Não Pára (2004), de Sandra Werneck e Walter Carvalho: seu relacionamento com o cantor Ney Matogrosso.