3. > Por Toda a Minha Vida: Tim Maia

Título Por Toda Minha Vida - Tim Maia (Original)
Ano produção 2007
14 de Dezembro de 2007 ( Mundial )
Classificação L - Livre para todos os públicos

O menino Sebastião Rodrigues Maia, nasce em 1942 e cresce morando em uma pensão com a família extensa (pai, mãe e 12 irmãos) no bairro da Tijuca, zona norte carioca. Para ajudar na casa, trabalha fazendo entregas das marmitas que sua mãe cozinha. Mas, guloso, come o almoço dos clientes no meio do caminho. Em uma dessas, o filho de um dos fregueses aparece e troca socos e pontapés com Tião. O garoto tem a mesma idade e se chama Erasmo; mais tarde, ficaria famoso como Erasmo Carlos. O tempo passa, Tião, vira Tim e, com o novo apelido, dedica-se à música, talento que descobre aos oito anos. Aos 12, já toca violão e compõe, travando o primeiro contato com o soul, o funk tradicional e outros elementos da black music norte-americana, o que influenciaria todo o seu trabalho. Tim, forma a banda Os Sputniks, com Roberto Carlos e outros que viriam fazer parte da Jovem Guarda. Com 17 anos, vai para os Estados Unidos, onde passa quatro anos dirigindo sozinho pelas estradas, estudando inglês, cantando, até ser deportado para o Brasil. Na volta, muda-se para São Paulo, onde depende da ajuda de amigos e sofre com a indiferença das mulheres. Até que a depressão se torna inspiração e Tim, compõe o primeiro de seus sucessos: Azul da cor do mar. A carreira começa a decolar e ele se transforma no maior representante do estilo soul brasileiro. A voz grave e a presença de palco são suas maiores marcas. Grava seu primeiro LP em 1970 e começa uma longa parceria com Michael Sullivan e Paulo Massadas. Motivado também por uma forte ambição e ansiedade em melhorar de vida, Tim Maia, tenta gerenciar sua carreira sozinho. Compra apartamentos e chega a ser síndico de seu prédio, o que lhe rende citação em música de Jorge Ben. Nos anos 1970, Tim, volta ao EUA. É preso algumas vezes, por causar tumultos e ter problemas com drogas. Mais tarde, adere à seita Cultura Racional e lança um disco inteiro com letras inspiradas nos ensinamentos do livro Universo em Desencanto. Deixa o grupo pouco depois, decepcionado com a liderança. Ele encontra novo estímulo em sua paixão por crianças (funda e mantém um orfanato no Rio de Janeiro) e pela criação de sua própria gravadora, sediada em uma casa na Lagoa. O cantor, porém, vive cada vez mais solitário, entre dívidas e problemas de saúde derivados da obesidade e do alcoolismo. Seu hábito de faltar a shows e gravações fica notório, assim como a mania de ligar para os amigos de madrugada e o mau humor com a equipe técnica. Além disso, ele enfrenta gravadoras e outro músicos em processos na Justiça. Até que, durante um show em 1998, Tim Maia, passa mal, sofre duas paradas cardiorrespiratórias e vai para o hospital, onde morre uma semana depois.

O segmento documental incluiu depoimentos de Sandra Sá, Erasmo Carlos, Os Cariocas, Nelson Motta, Roberto Talma, Michael Sullivan, Jorge Ben, a ex-chacrete Marlene Morbeck, a produtora Maria Juçá, o cantor Fábio e o produtor Junior Mendes, além do sobrinho Ed Motta, da irmã Luzia Motta, do enteado Léo Maia e do filho, Carmelo Maia. Entre as músicas compostas e interpretadas por Tim Maia, apresentadas no programa estavam Do Leme ao Pontal, Primavera, Azul da cor do mar, Descobridor dos Sete Mares, Não Quero Dinheiro, Sossego, Gostava Tanto de Você, Vale Tudo, These are the Songs, Me dê Motivo, Aquele Abraço, Chocolate, Flamengo, Paixão Antiga e Universo em Desencanto.