Predictions of Fire

1996

Predictions Of Fire

Em 1991, a violenta secessão do SR Eslovênia da SFR na Iugoslávia marcou a primeira faísca nas guerras iugoslavas que definiu o primeiro capítulo da era pós-guerra fria. Usando uma combinação inventiva de reportagem, dramatização, imagens de arquivo, animação e miniaturas, Predictions of Fire é um estudo revelador do controverso e internacionalmente aclamado coletivo de arte eslovena NSK, visto através das lentes da história da Europa Central do século XX. Filmado em Ljubljana, Moscou, Nova York, Belgrado e Atenas, este filme visualmente interessante oferece um retrato de uma cultura suspensa entre o Oriente e o Ocidente. Ao documentar NSK, Predictions of Fire guarda um espelho para a Europa e o mundo, analisando a forma como as nações são colocadas em conformidade com a ideologia.

O filme ganhou o prêmio de melhor documentário do National Film Board do Canadá no Festival Internacional de Cinema de Vancouver de 1996. O júri publicou uma declaração: "Predictions of Fire é uma dinamite intelectual. Ela explode os ícones e mitos do comunismo e do capitalismo. Fora da história destruída da Eslovênia, este filme constrói uma nova maneira de olhar a arte, a política e a religião".

No início dos anos 80, uma banda de rock industrial chamada Laibach emergiu da Eslovênia, uma república constituinte iugoslava. Incorporando o que muitos consideravam imagens fascistas em suas performances, eles chocaram esta pequena república dos Bálcãs e, após assinarem um contrato de gravação com o selo Mute Records de Londres, também chocaram o resto do mundo. Laibach logo foi acompanhado por um grupo de pintura, o IRWIN, e o grupo de teatro Scipion Nasice Sisters Theatre, no comando de um dos coletivos de artes mais ambiciosos e inovadores do mundo. Modelados segundo uma burocracia estatal socialista, e se intitulando de Neue Slowenische Kunst (Novas Artes Eslovenas, ou NSK), esses três grupos se tornaram os chefes titulares de um microestado dentro da república independente da Eslovênia. A NSK começou recentemente a emitir seus próprios passaportes e abriu embaixadas e consulados em Moscou, Berlim, Ghent, Florença e nos EUA.

Embora Predictions of Fire documente o coletivo NSK, posicionando seu trabalho dentro da história da ex-Iugoslávia, o filme emerge muito mais do que um documentário de artes. Predições de fogo oferece uma visão surpreendente do conflito iugoslavo e do trauma em curso experimentado por gerações de europeus orientais criados em regimes totalitários. Variety escreveu que o filme "usa uma sensibilidade pós-moderna, quase-godardiana para mostrar como a política invade todas as facetas da criação artística e como ideologia integral é para a compreensão da estrutura e significado das imagens ... Uma tapeçaria extremamente rica de eventos históricos e suas implicações míticas na arte e na política se desenrolam na tela

2 de Outubro de 1996

Elenco de Predictions of Fire