3. > Presos Comuns

Título Presos Comuns (Original)
Ano produção 2010
2010 ( Brasil )
Classificação L - Livre para todos os públicos

Presos Comuns é um documentário sobre os acontecimentos da semana de 31 de março a 02 de abril de 1964, em Itambaracá, uma pequena cidade do norte do Paraná, na época com aproximadamente nove mil habitantes.

Noventa pessoas, são presas ou detidas como perigosos comunistas. Pessoas comuns. Lavradores, funcionários públicos, um alfaiate e um barbeiro. Destes, 11 ficaram presos durante tres meses no presídio do Ahú em Curitiba. Toda a perseguição começa com disputa pela posse do campo de futebol da cidade entre duas equipes: o “Pó-de-Broca” e o “Pó-de-Arroz”. Justamente nesta semana de março, a prefeitura da cidade da posse do campo para o “Pó-de-arroz”, este ato gera um fator determinante para que pessoas comuns passem a ser perseguidas como nocivos aos intentos da Revolução.