Preto Velho na Lagoinha

2017

Preto Velho na Lagoinha

O documentário de longa-metragem “Preto Velho na Lagoinha” acompanha os ritos e preparativos da celebração do “Dia do Preto Velho”, uma das mais importantes festas da Umbanda no Brasil. A religiosidade dos praticantes da Umbanda nos é apresentada pelos membros da “Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente”, situada na Vila Nosso Senhor dos Passos, na Lagoinha, em Belo Horizonte, e fundada em 1966 pelo Médium Joaquim Camilo e sua esposa Maria das Dores Moura.
O filme narra as semanas anteriores à festa e traz à luz a liturgia em torno da preparação e da celebração deste dia especial para a Umbanda, religião que carrega todo o sincretismo das diversas influências e matrizes religiosas que compõem o arcabouço cultural da nação brasileira, sobretudo a africana.

2017

Elenco de Preto Velho na Lagoinha