Prisão de mulheres

2002

Zendan-e zanan

Uma rebelião toma conta de uma prisão de mulheres de Teerã. A jovem religiosa Tahereh é enviada para controlar o conflito. Com dureza e agressividade, ela consegue conter as prisioneiras, mas conta com a oposição da garota Mitra, que foi condenada à prisão perpétua por ter matado seu padrasto. Durante o período de dez anos, o filme acompanha as trajetórias distintas de Tahereh e de Mitra. Baseado em fatos reais, a diretora Manijeh Hekmat mostra mulheres condenadas por diversos motivos, como uso de drogas, prostituição e roubo. Surpresa, Tahereh descobre que para algumas mulheres iranianas a prisão é uma espécie de porto seguro em relação à hostil e machista sociedade de seu país. Com o passar o tempo, sua visão dogmática sobre o sistema prisional vai mudando, até que ela se vê envolvida em uma cruzada pessoal para libertar Mitra, sua ex-inimiga.

2002

Elenco de Prisão de mulheres