O projeto do engenheiro Prait

• Das Projekt des Ingenieurs Pright - Alemanha
  • Engineer Prite's Project - Estados Unidos da América
  • The Project of Engineer Prite - Estados Unidos da América
  • Proekt inzhenera Prayta - Rússia

Primeiro trabalho de Lev Kuleshov [Лев Кулешов] como diretor, realizado quando este tinha 19 anos. A versão com aproximadamente a metade da duração da obra original é a única existente.
Na verdade, um anos antes co-dirigiu ''Сумерки'' (translit.: 'Súmerki' / trad.: 'Crepúsculo') com Gromov [Громов], o qual atuou no primeiro longa-metragem russo intitulado 'A defesa de Sebastopol' [Оборона Севастополя] de 1911.
Com Kuleshov, pela primeira vez seu método específico teorizado de montagem cinematográfica foi praticado; ficou mais tarde conhecido como "A Montagem Soviética". Antecipa percursos de concepções estéticas bem difundidas de Vertov [Вертов] e Eisenstein [Эйзенштейн]; Pudovkin [Пудовкин] e Barnet [Ба́рнет] foram seus estudantes.
Nos Estados Unidos, jovem e promissor engenheiro desenvolve um revolucionário projeto para simplificar e baratear a geração de combustíveis e tornar energia elétrica acessível a todos, o qual afeta os lucros dos grandes empresários. Encontramos nesse filme incompleto de 1918: inovação tecnológica por energia limpa e barata, crime, conspiração de grandes empresários, espiões, perseguição, sabotagem, operários vitimizados, e, ainda, o engenheiro e a filha dum industrial inescrupuloso se apaixonam.

1918

Elenco de O projeto do engenheiro Prait