2. > TV
  3. > Programa Ensaio: Aracy de Almeida

Título Programa Ensaio: Aracy de Almeida (Original)
Ano produção 1972
1972 ( Brasil )
Duração

O diretor desse programa desde os anos 70, considera esse um dos seus cinco preferidos, e com razão a primeira dama do samba da um show mesmo na hora que não canta.
Aracy fala sobre sua vida, carreira e sobre gente como Noel Rosa , Wilson Batista , Ary Barroso , o Bola Preta, entre outros, figuras importantes no universo da música brasileira, alguns esquecidos, infelizmente.
Aracy de Almeida sempre foi fidelíssima ao seu subúrbio carioca do Encantado onde nasceu e morreu. Foi numa Igreja Batista que soltou a voz pela primeira vez, mas não demorou muito, também, a investida na música popular. Nesse caso a ajuda veio por intermédio de um amigo casual, Manoel do Violão, que a apresentou ao Custódio Mesquita, o elo que a levou a Rádio Educadora, aqui ela conta como começou e conheceu Noel Rosa, de quem foi musa.
A a carreira profissional de Aracy de Almeida pode ser dividia em três fases: “A da jovem cantora, lançadora de sucessos (1934-1949); a da cantora madura, consagrada, que divulgava grandes obras de compositores, especialmente a de Noel Rosa (1950-1967); e a da velha senhora, em que explorando sua veia cômica, tornou-se jurada ranzinza e espirituosa de programas de televisão (1968-1988)”.
Com seu jeitão displicente e relaxado, franqueza afiada, vocabulário de gírias e repleto de inteligencia, ela canta e encanta nesse grande momento da música na TV.
List das músicas do programa em música:
A voz do morto
Com que roupa?
O x do problema
O orvalho vem caindo
(Noel Rosa e Kid Pepe)
O passarinho do relógio / O passo do canguru / Miau… miau / Tem galinha no bonde / A mulher do leiteiro
(Haroldo Lobo e Milton de Oliveira / Haroldo Lobo e Milton de Oliveira / Haroldo Lobo e Milton de Oliveira / Haroldo Lobo e Milton de Oliveira / Haroldo Lobo e Milton de Oliveira)
Louco
(Henrique de Almeida e Wilson Batista)
Camisa amarela
(Ary Barroso)
Fez bobagem
(Assis Valente)
Saia do caminho
(Custódio Mesquita e Evaldo Ruy)
Se eu morresse amanhã
(Antônio Maria)