Projeto UbatubaSat - Uma Jornada de Conhecimento

2014

Projeto UbatubaSat - Uma Jornada de Conhecimento

O documentário Projeto UbatubaSat – Uma Jornada de Conhecimento – narra a história de um projeto de educação científica de uma escola pública da cidade de Ubatuba, em São Paulo, idealizado por um professor de matemática apaixonado pela área de ciências. A ideia surgiu após a leitura de uma reportagem sobre a viabilidade da construção de satélites em uma revista nacional. Com o apoio do colégio e de parceiros, não demorou muito para que os os alunos da escola “Presidente Tancredo de Almeida Neves” estivessem envolvidos na construção do protótipo.

Além da trajetória da concepção e montagem do satélite, o filme mostra as visitas do grupo de estudantes à Nasa e à Interorbital, nos Estados Unidos, e à cidade de Nagoya, no Japão, onde tiveram um artigo científico aceito pelo maior congresso aeroespacial do país.

Com o objetivo inicial de despertar a curiosidade pela ciência e tecnologia, a proposta do projeto UbatubaSat acabou indo além da sala de aula, transcendendo as limitações e mostrando que é possível estimular desde cedo os estudantes colocando eles em contato direto com o que só se aprende em teoria.

2014

Elenco de Projeto UbatubaSat - Uma Jornada de Conhecimento