Quebra Coco, Faz a Vida (2006)

Aguardando revisão.

Quebra Coco, Faz a Vida

Média do filme: 3.5 de 5 — baseado em 2 votos
MÉDIAFILMOW
3.5
2 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando

Dirigido por:

Getsemane Silva

País de origem:

Classificação indicativa:

Classificação indicativa de Quebra Coco, Faz a Vida: L - Livre para todos os públicos

Duração:

30 minutos None

Dirigido por

Duração

30 minutos Classificação indicativa de Quebra Coco, Faz a Vida: L - Livre para todos os públicos
Carregando Publicidade...

Sinopse

É uma história de realizações de mulheres pobres descendentes de escravos e se passa no Maranhão. Elas se organizaram e, da semi-escravidão, passaram à independência econômica. O documentário Quebra Coco, Faz a Vida dá voz a essas mulheres, que contam como venceram as dificuldades para dominar todo o processo produtivo do babaçu, inclusive sua comercialização e exportação.

Há dez anos, elas apenas recolhiam o fruto e tiravam a amêndoa para transformar em meio de vida. Não tinham terra, foram proibidas de catar coco e viviam praticamente escravizadas pelos donos das terras, quebrando 10 quilos de coco para comprar um quilo de arroz na mercearia do proprietário.

Cansadas de serem exploradas, as quebradeiras resolveram se organizar. Por meio de uma cooperativa que criaram, conseguiram forçar o governo estadual a promover uma reforma agrária na região do médio Mearim, a 400km de São Luiz (MA). E, depois, inventaram um jeito de controlar todo o processo produtivo do óleo de babaçu.

O documentário mostra ainda a cultura desta comunidade. Na vila, remanescente de quilombos, algumas noites são animadas pelo Tambor de Crioula: batuques, danças e versos, alguns deles em línguas africanas – de significado esquecido.

Elenco

Nenhum elenco encontrado.

Fotos e Trailers

Filmow+

Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

Cara-De-Barro l Teaser

Críticas e opiniões sobre Quebra Coco, Faz a Vida

Listas com o filme

Ver todas as listas (1)
O Auto da Compadecida Paulinho Bang Bang O Aleijadinho - Paixão, Glória e Suplício Soluços e Soluções O Mensageiro das Trevas
Filmes Nacionais dos Anos 2000 - 2009
por felipegarciaf

Se você gostou deste filme, confira também estes aqui: