Quebra Coco, Faz a Vida

2006

Quebra Coco, Faz a Vida

É uma história de realizações de mulheres pobres descendentes de escravos e se passa no Maranhão. Elas se organizaram e, da semi-escravidão, passaram à independência econômica. O documentário Quebra Coco, Faz a Vida dá voz a essas mulheres, que contam como venceram as dificuldades para dominar todo o processo produtivo do babaçu, inclusive sua comercialização e exportação.

Há dez anos, elas apenas recolhiam o fruto e tiravam a amêndoa para transformar em meio de vida. Não tinham terra, foram proibidas de catar coco e viviam praticamente escravizadas pelos donos das terras, quebrando 10 quilos de coco para comprar um quilo de arroz na mercearia do proprietário.

Cansadas de serem exploradas, as quebradeiras resolveram se organizar. Por meio de uma cooperativa que criaram, conseguiram forçar o governo estadual a promover uma reforma agrária na região do médio Mearim, a 400km de São Luiz (MA). E, depois, inventaram um jeito de controlar todo o processo produtivo do óleo de babaçu.

O documentário mostra ainda a cultura desta comunidade. Na vila, remanescente de quilombos, algumas noites são animadas pelo Tambor de Crioula: batuques, danças e versos, alguns deles em línguas africanas – de significado esquecido.

2006

Elenco de Quebra Coco, Faz a Vida