Também conhecido como: Rafael Nadal Parera
Rafael "Rafa" Nadal Parera é um ex-tenista profissional espanhol. É considerado um dos maiores tenistas de todos os tempos.
No número total de títulos é o 4° tenista com mais títulos, o 2° em Masters 1000 e 2° em Grand Slams.
Primeiro tenista masculino a vencer vinte e dois títulos individuais de Grand Slam e um dos quatro tenistas a conquistar no mínimo duas vezes cada um dos Grand Slams. — quatorze foram em Roland Garros, dois no torneio de Wimbledon de 2008 e 2010, quatro no Open dos Estados Unidos de 2010, 2013, 2017 e 2019, e dois no Open da Austrália de 2009 e 2022. Foi o sétimo tenista da história a conquistar todos os quatro Grand Slams, o Carrer Slam, e o mais jovem na Era Open a realizar tal feito. É o segundo tenista a conquistar ao menos dois títulos em cada Grand Slam, o primeiro é Novak Djokovic com três títulos em cada. É o segundo a completar o Golden Slam (vencer os quatro Grand Slams e também os Jogos Olímpicos), o primeiro foi Andre Agassi. É o único tenista a ter conquistado o Década Slam, o que seria vencer ao menos um dos torneios Grand Slam durante dez temporadas consecutivas. No Grand Slam de Roland Garros, de 116 partidas que disputou, venceu 112, tendo um percentual de vitórias de 96.55%, um recorde.
Conquistou 103 títulos nível ATP, 92 dos quais foram em simples e 11 em duplas. Em torneios ATP Masters 1000 conquistou 36 títulos em simples e 3 em duplas. Teve uma sequência de 32 de vitórias em 2008, começando-a no Masters de Hamburgo e acabando no Masters de Cincinnati, o que incluiu títulos no Masters de Hamburgo, Open da França (edição esta em que não perdeu nenhum set), Queen's Club, Torneio de Wimbledon, e o Masters do Canadá. Já em 2012, ao vencer o Masters de Monte Carlo, tornou-se o único tenista a ter vencido oito edições consecutivas de um torneio ATP.
Conquistou também duas medalhas de ouro olímpica, a primeira em simples nas Olimpíadas de 2008 em Pequim, já a segunda nas duplas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Também fez parte da Equipe Espanhola de Copa Davis que venceu os títulos nas temporadas de 2004, 2008, 2009, 2011 e 2019.
Seu maior sucesso foi nas quadras de saibro, também conhecido como terra batida, o fez ganhar o apelido de rei do saibro. Ex-jogadores e especialistas consideram-no o maior jogador de tênis da história nesta superfície, superando até mesmo o sueco Björn Borg.
Era o número 2 do ranking mundial atrás de Roger Federer, com um recorde de 160 semanas consecutivas na sombra, antes de assumir a liderança, que teve de 18 de agosto de 2008 a 5 de julho de 2009. Recuperou a primeira colocação em 7 de junho de 2010, após vencer o seu quinto título de Roland Garros. Se manteve na posição até o dia 3 de julho de 2011, quando Novak Djokovic assumiu a liderança do ranking. Voltou ao topo do ranking em 14 de outubro de 2013 até meados de 2014. Depois de 3 anos recuperou-o em 2017 e posteriormente e pela última vez em 2019.
Cônjuge: Maria Francisca Perello (desde 2019)
Comentários sobre Rafael Nadal