Ratinho Livre

1997

Ratinho Livre

Média geral 2.8
baseado em 10 votos
Sua avaliação:
salvando
18 - Não recomendado para menores de 18 anos 60 minutos

Ratinho Livre foi um programa de televisão brasileiro, exibido pela Rede Record, entre setembro de 1997 a agosto de 1998, de segunda às sextas.

O programa era apresentado pelo Carlos Massa, mais conhecido como Ratinho.

Antes de apresentar, Ratinho era apresentador do programa 190 Urgente, da CNT, o programa policial responsável pela maior audiência da emissora de TV pelo estado do Paraná, por abordar prisões e crimes em Curitiba e outros cantos do estado, mas dava espaço em outros estados.

O programa entrou no ar das 20hs até a meia-noite, no lugar de programas que não lhe renderam audiência. A audiência no horário nobre da Record subiu em pouco tempo de 3 pontos para 9 pontos.

Com o tempo, em apenas um mês, chegou a segundo lugar de audiência, derrotando o SBT (com a exibição da novela Fascinação das 21-22hs), chegando a desafiar a Rede Globo depois que terminava a novela Por Amor.

Mesmo assim, chegou a ter maior parte do programa, primeiro lugar segundo o IBOPE, derrotando desde a novela até o Jornal da Globo.

Por conta dos sucessivos ganhos de audiência, a novela Por Amor que durava 1h, teve ser esticada por mais de meia hora: 20hs30 até 22hs.

Mesmo assim, foi a primeira vez que desde 1990, que a Rede Globo, perdia o primeiro lugar, a façanha conseguida foi a novela Pantanal e os diversos animes japôneses, da extinta Rede Manchete.

No início de 1998, o programa voltou a ganhar mais audiência, com a novela Torre de Babel, que não agradou parte dos telespectadores que assistiram a novela anterior, que migraram ao Ratinho.

Neste ano foi o auge da audiência tanto para o programa e a Record, que faturaram com propagandas e patrocínios.

No entanto, em agosto de 1998, dois dias depois ter uma única edição de sábado, Ratinho saiu da rede sem mesmo pedir demissão.[carece de fontes] O motivo pela saída brusca da Rede Record foi por conta das divergências com dono da emissora Edir Macedo, por causa do salário (Ratinho recebia R$ 80 mil reais, muito baixo para padrões televisivos).

Por conta da saída, uma nota da Record, quando dava sempre intervalo do Ratinho Livre, com letras brancas e o fundo azul, afirmava que o Ratinho estava saindo da emissora e que seria processado por quebra de contrato.

O programa começou a ser reprisado, com dias anteriores e a semana seguinte, foi substituído pelo Leão Livre, apresentado pelo Gilberto Barros, mais conhecido como Leão, até então apresentava no programa policial Disque Record das 12-14hs.

A saída do Ratinho foi um desastre: Quando era apresentado pela Record, dava 35 pontos de audiência, ao ter o novo programa no SBT, o Programa do Ratinho, caiu para 14, o que demonstrava que os telespectadores não concordaram a sua saída brusca por outra emissora. A saída do Ratinho seria por questão financeira: Silvio Santos oferecia R$ 1 milhão de reais, caso não renovasse com a Record.

Com isto, a Globo demorou até a quase metade de 1999 ter a audiência da novela e outros horários.

Estreia Mundial:
22 de Setembro de 1997
Outras datas

Elenco de Ratinho Livre

Denunciar algo errado
Trailers
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: