Rembrandt Fecit 1669

1977

Rembrandt Fecit 1669

No último ano se sua vida, o pintor holandês Rembrandt criou uma série de auto-retratos que o mostram de forma sombria e solitário em seu estado de espírito. O título do filme remete ao último auto-retrato. O roteiro, porém, não enfoca apenas o artista: mostra também seu modo de ver o mundo. Cada fato da vida de Rembrandt corresponde a uma de suas obras, desde seu casamento com uma mulher rica até o seu abandono, incompreensão e completa solidão. Em seu último auto-retrato, ele encontrou forças para pintar a si mesmo com uma perfeita objetividade e resignação. O diretor Stelling recria de forma detalhada esse momento quase patético e ao mesmo tempo genial de Rembrandt, cuja autenticidade permite concluir a real relação do mestre da pintura entre vida e arte.

1977