As Raízes do Reggae

• Rocksteady - Las raíces del reggae - Argentina
  • Get Ready to Rocksteady - Canadá
  • Les racines du reggae - Canadá
  • Rocksteady - Oi rizes tis reggae - Grécia

“Rocksteady: The Roots of Reggae” faz uma viagem no tempo, de volta à Jamaica dos anos 60, quando surge o estilo que faz a ponte entre o ska e o reggae. Hopetown Lewis “ilustra” a pegada daquele momento: “take it down, no need to hurry”. Ele explica que não conseguia acompanhar a velocidade do ska, portanto começou a cantar mais devagar, iniciando aquilo que viria a ser conhecido como rocksteady.
O documentário registra o reencontro dos músicos — ainda vivos — que fizeram parte dessa história. Vários deles não se viam a mais de 40 anos. Eles se juntam para a re-gravação de sucessos da época e, entre uma canção e outra, relatam os acontecimentos daquele tempo. Ali podemos perceber uma Jamaica otimista pós-independência (1962), antes das drogas e do ganguismo aparecerem.

24 de Julho de 2009