Roda Viva: Luis Carlos Prestes

1986

Roda Viva: Luis Carlos Prestes

Mais de 60 anos da vida de Luis Carlos Prestes dedicada à vida política. Dirigente do Partido Comunista Brasileiro e organizador da famosa “Coluna Prestes”, o ex-militar teve uma atuação marcante na história do Brasil enfrentando desde a fúria do governo de Getúlio Vargas ao período da ditadura. Nesta lendária entrevista ao Roda Viva, em 1986, Prestes discute a Constituinte e os rumos do país em um contexto de reformulação política e social com a “Nova República”, termo atribuído ao governo brasileiro pós-regime militar. Ao ser questionado sobre este momento da sociedade brasileira, Prestes foi enfático: “não há nenhuma Nova República. Se há alguma Nova República, ela nasceu igual à Velha. Não houve nenhuma alteração em profundidade. Todas foram superficiais. Eu nego, portanto, essa existência de uma Nova República”, disse.
A entrevista foi feita por Wladir Nader, jornalista e escritor; Luiz Gonzalez, jornalista da TV Globo de São Paulo; Armando Sartori, jornalista do jornal Retrato do Brasil; Maria Angélica de Oliveira, da TV Cultura; Marcos Faermann, da Rádio Cultura; Luiz Fernando Emediato, de O Estado de S. Paulo; Armando Figueiredo, da TV Cultura; Cláudio Abramo, da Folha de S. Paulo; Mário Chamie, poeta; Marco Aurélio Garcia, historiador; e Otacvio Ianni, sociólogo.

1986

Elenco de Roda Viva: Luis Carlos Prestes