Saneamento Trágico: o abandono da orla lagunar de Maceió

2018

Saneamento Trágico: o abandono da orla lagunar de Maceió

O documentário aborda a problemática da ausência de saneamento básico e a negação de direitos sociais no bairro da Levada, um dos mais antigos da capital alagoana. A Lagoa Mundaú, que margeia o bairro, sofre as consequências do abandono do poder público, sendo agredida diariamente com o despejo de esgoto e o lixo. O crescimento desordenado da cidade provoca o desequilíbrio ambiental, prejudicando as famílias que retiram seu sustento da Lagoa Mundaú. “Saneamento Trágico” faz o relato histórico do processo de povoamento do local e mostra a degradação ambiental e as péssimas condições de vida da população do bairro, marcado pela violência, cujo baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) aponta a alarmante gravidade da situação de abandono que sofre aquela comunidade.

Saneamento Trágico expõe a face oculta de Maceió discute o direito à cidade, expondo de forma contundente as raízes da exclusão vivida por uma parcela considerável da população de Maceió. O documentário lança um grito de alerta acerca do presente e futuro do bairro da Levada em Maceió. O poder público local põe em prática um plano de remoção e limpeza social da população naquela região, sem dar voz aos moradores diretamente prejudicados por essa política.

2018

Elenco de Saneamento Trágico: o abandono da orla lagunar de Maceió