Sangue de maio

2008

Sangre de mayo

O jovem Gabriel araceli trabalha como tipógrafo em uma modesta gráfica de Madri. Sua noiva Inés é uma garota órfã que vive em Aranjuez, na casa de seu tio, o Frei Dom Celestino Santos de Malvar. Durante uma visita a sua noiva, Gabirel é testemunha da revolta de Aranjuez contra Godoy (19 de março de 1808), cujo palácio é atacado pela multidão, manipulada pela nobreza fernandina. Diante das circunstâncias, Dom Celestino decide que Inés se mude para Madri, na casa de seu parente Mauro Requejo e sua irmã Restituta. Gabriel aceita um trabalho na loja dos Requejo para ficar perto de sua noiva e protegê-la, pois Mauro pretende se casar com ela. Enfrentando muitas dificuldades, o casal conseguem fugir juntos, aproveitando a tumultuada recepção do povo de Madri ao Rei Fernando VII. Eles planejam ir a Cádiz, cidade natal do rapaz, porém acontece que, com o pretexto de invadir Portugal, as tropas de Napoleão estão ocupando a Espanha. Quando em 2 de maio de 1808 explode em Madri a revolta popular contra as tropas imperiais, Gabriel se vê envolvido na feroz luta quem acontece na Porta do Sol.

3 de Outubro de 2008