Schacko Klak

1989

Schacko Klak

O filme começa em 1942, numa pequena vila em Luxemburgo sob a ocupação nazista, onde vive Chrëscht Knapp, 11 anos, filho de um carpinteiro, que cuida das vacas do avô e passa muito tempo na "sua" árvore no meio da floresta. A maioria dos habitantes está envolvida, de uma forma ou de outra, na resistência, mas alguns trabalham para o invasor nazista.

As coisas mudam quando os jovens luxemburgueses são obrigados a se inscrever na Wehrmacht. Alguns moradores são presos e outros deportados para a Silésia. A Gestapo realiza buscas em várias casas, inclusive na casa da família Knapp. Chrëscht decide agir e avisa ao filho do vizinho, que está escondido no sótão, sobre a chegada dos alemães. Ele já está pronto para assumir responsabilidades.

1989