3. > Se amanhã houver guerra

Título Если завтра война (Original)
Ano produção 1938
1938 ( Mundial )

"Se amanhã houver guerra" [Если завтра война] foi produzido nas vésperas da II Guerra Mundial. É um "típico" filme de propaganda patriótica bélica; sobre a capacidade da URSS de repelir qualquer agressor (dastaque para os alemães). Documenta treinamentos, desfiles, recrutamento e o preparo do Exército Vermelho para a guerra iminente. Dzigan, no início da década de 1930, havia feito filmes sobra a emancipação feminina tais como "O julgamento deve prosseguir" [1930, Женщина] -- camponeses, nas fazendas comunitárias -- e "Mulher" [1932, Суд должен продолжаться] -- citadinos, sobre o machismo e outros costumes burgueses. Na segunda metadade dos anos 30, Dzigan é designado como diretor de filmes militares, como "Nós somos de Kronstadt" [1936, Мы из Кронштадта] e este, o qual foi co-dirigido por Efim Dzigam [Ефим Дзиган], Lazar Antsi-Polovskiy [Лазарь Анци-Половский], Nikolay Karmazinskiy [Николай Кармазинский] e Georgi Beryozko [Георгий Березко].