3. > Ser Minas Tão Gerais

Título Ser Minas Tão Gerais (Original)
Ano produção 2004
2004 ( Brasil )
Classificação L - Livre para todos os públicos

O DVD Ser Minas Tão Gerais registra o espetáculo cênico-musical fruto do encontro da obra de Milton, da póetica de Carlos Drumond de Andrade e das presenças, no palco, do grupo teatral Ponto de Partida, do coro de crianças Meninos de Araçuaí e do próprio Milton Nascimento.

O DVD, que surpreende e emociona por sua beleza, sensibilidade, qualidade ar-tística e técnica, traz a assinatura de nomes como o da diretora Regina Bertola, do diretor e videomaker Édere Santos e do iluminador Jorginho de Carvalho. Participam também os músicos: Gilvan de Oliveira, Lincoln Cheib, Ivan Corrêa, Serginho Silva e Guido Campos.

SER MINAS TÃO GERAIS sobe ao palco com um elenco de 60 artistas. Coisa de louco!
Mas dizem mesmo, as más línguas, que mineiro não fica doido, piora! E é meio verdade que cada cidade de Minas tem pelo menos um “doido” oficial e cada família um sistemático, do qual contam histórias em voz baixa na cozinha.
A partir desse mote os atores criaram os personagens que passam a vida a esperar por Ele, o mito que canaliza nossas fantasias e um dia voltará, com certeza, para resgatar todos os nossos sonhos. Ora a música de Milton Nascimento, ora a poesia de Drummmod se apresenta para contar a história. Ora, com todos os papéis misturados, Bituca decidiu: se todos cantam, também ele iria atuar.
Ser Minas tão Gerais acolhe todas as transgressões e se configura como uma brincadeira cheia de graça, um musical poderoso - mineiro, brasileiro, mestiço, universal, nosso! Despertou a paixão de milhares de pessoas pelo mundo afora, do Théâtre des Champs-Élysées, em Paris, ao Municipal do Rio de Janeiro.
Ser Minas foi concebido e dirigido pelo Ponto de Partida, grupo mineiro com 32 anos de atuação e que, há 13 anos, em parceria com o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, trabalha com os Meninos de Araçuaí, coro de crianças do Vale do Jequitinhonha. Juntos gravaram o CD Roda que Rola, considerado “um dos 10 discos que não podem faltar na vida do seu filho” e mais o CD e o DVD Prá Nhá Terra e, acreditem, construíram em sua cidade seu primeiro cinema.
Milton Nascimento? O que dizem? Que quando era pequeno um curió fez ninho na garganta dele. E é por isso que quando ele canta, desperta todos os tons da manhã. Coisa de louco!