Shahmaran

2020

Shahmaran

Shahmaran explora o tema da feminilidade monstruosa que surgiu de um interesse em Medusa e suas representações ao longo da história. Eu queria explorar minha origem como uma mulher metade iraquiana e me deparei com o mito de Shahmaran do Oriente Médio, uma criatura metade cobra, metade mulher. A história tem diferentes versões e, frequentemente, é contada de pessoa para pessoa de diversas maneiras dependendo da região do Oriente Médio. Shahmaran é usada tradicionalmente como imagem em jóias e pinturas penduradas nas casas das pessoas, por acreditarem que a imagem dela protege a casa dos males. Eu queria usar essa ideia do mito que se espalha de boca em boca e o fato de que não existe muita coisa sobre Shahmaran como uma oportunidade para inserir aspectos da minha própria imaginação e “fatos” dentro desse mito, e manter viva uma história que está morrendo.

2020

Elenco de Shahmaran