3. > Shameless UK (11ª Temporada)

Título Shameless (Series 11) (Original)
Ano produção 2013
2013 ( Mundial )

A premiada série britânica Shameless encerrará sua produção com a 11ª temporada e um total de 139 episódios. A decisão foi tomada por seu criador Paul Abbott (Hit & Miss) em comum acordo com a produtora Company Pictures e o Channel 4. A última temporada será composta de quatorze episódios, com previsão de estreia para o início de 2013.

Em declaração à imprensa, Abbott disse que seu pai, sua inspiração para a série, faleceu este ano. Para Abbott, Shameless termina com ele. ‘Encerrar duas eras no mesmo ano me parece a coisa certa a fazer’, disse ele, ‘agora estou pronto para dar início a seja lá o que for’.

Shameless estreou em 2004 narrando a história da família Gallagher. Abandonado pela esposa, Frank precisa cuidar dos filhos do casal. Ex-condenado, desempregado e alcoólatra, Frank acredita ser culto porque constantemente cita a Bíblia, Shakespeare, poemas e eventos internacionais para expressar suas opiniões e sentimentos. Sem conseguir cumprir sua função de pai, ele depende totalmente de Fiona, a filha mais velha, que passa a cuidar dos irmãos. Enquanto isso, Frank se envolve com Sheila, uma mulher com síndrome do pânico, com quem tem mais um filho.

Vivendo dos subsídios do governo e de delitos, a família trouxe para a TV um olhar crítico sobre a sociedade britânica, as diferenças de classe e as relações familiares.

Seu sucesso na Inglaterra chamou a atenção da TV americana, que em 2011 estreou um remake (versão mais branda) pelo canal Showtime. As duas produções chegaram ao Brasil pelo canal I.Sat.