2. > Curtas Metragens

1974

Título Шапокляк (Original)
Ano produção 1974
1974 ( Mundial )

Animação em "stop-motion" russa. Introduz os amigos Gena (Гена), Tcheburashka (Чебурашка), bem como a idosa traiçoeira Shapoklyak (Шапокляк) e seu rato de estimação Lariska.
Gena e Tcheburashka decidem pegar o trem para passar as férias no mar da cidade de Ialta (Я́лта), na Criméia. Shapoklyak, a qual viajava clandestinamente em cima do vagão, rouba as passagens de ambos. Obrigados a descer na primeira estação após a partida, decidem seguir a viagem a pé.
No caminho, Gena e Tcheburashka são perseguidos por Shapoklyak. Os 3 encontram turistas que acampam na floresta e uma fábrica que polui o rio.
Shapoklyak devolve as passagens e a harmonica (гармошке) de Gena. O trio viaja em cima do trem e Gena canta ''Vagão azul" (Голубой Вагон).