2. > Curtas Metragens
  3. > Sherlock Holmes Perplexo

Título Sherlock Holmes Baffled (Original)
Ano produção 1900
1903 ( Brasil )

É a primeira adaptação cinematográfica conhecida do detetive Sherlock Holmes. A gravação também é considerada o primeiro filme de suspense conhecido, sobretudo pela inclusão do personagem Holmes.
Originalmente produzido para máquinas Mutoscope em 1900 e registrado apenas em 1903, Sherlock Holmes Baffled dura somente 30 segundos. Não se conheçe o nome dos atores. Considerado durante anos um filme perdido, foi redescoberto em 1968 como uma impressão de papel na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Sherlock Holmes entra em sua sala e a encontra sendo assaltada, porém quando confronta o vilão se surpreende quando ele desaparece. Holmes inicialmente tenta ignorar o evento, acendendo um charuto, no entanto com o reaparecimento do ladrão, o detetive tenta recuperar o saco de bens roubados. Saca uma pistola do bolso de seu roupão e disparar contra o intruso, que desaparece ileso. Quando Holmes recupera seus bens, o saco desaparece de sua mão e retorna para o ladrão, que imediatamente desaparece através de uma janela. Neste momento, o filme termina abruptamente com Holmes olhando perplexo.

Roteiro