3. > Sneakers - Entrando de Sola na Cultura Urbana

Título Sneakers - Entrando de Sola na Cultura Urbana (Original)
Ano produção 2008
2008 ( Brasil )

Documentário independente aborda "a explosão das séries limitadas e releituras de modelos antigos de tênis e a mudança no status do calçado, que passou a ser visto por muitos como peça de luxo ou mesmo plataforma artística."

Entrevistas e animações mostram a chegada do fenômeno de consumo ao Brasil e as ligações entre o calçado esportivo e outras subculturas, como o graffiti, o basquete, o skate e a música, além de sua assimilação pela moda e pelo setor de consumo de luxo. O estilista Alexandre Herchcovitch, o skatista da Fabio Cristiano e o historiador de moda João Braga se juntam a colecionadores, varejistas, grafiteiros, customizadores, designers, blogueiros e jornalistas na lista de entrevistados do média-metragem de 48 minutos.
Bem humorado e inteligente, o documentário teve sua estreia para o grande público na 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2008.

Esse é um filme independente, sem propósito de lucros comerciais. Criado como projeto final de graduação em Jornalismo pela Escola de Artes e Comunicação da USP (Universidade de São Paulo).