3. > Spectreman

1971

Título Spectreman (Original)
Ano produção 1971
1971 ( Mundial )

Spectreman (em japonês: スペクトルマン, Supekutoruman?, Spectreman no Brasil) é uma série de TV japonesa do gênero tokusatsu, produzida pela extinta produtora P-Productions e exibida em seu país originalmente entre 2 de janeiro de 1971 a 25 de março de 1972 pela TV Fuji, totalizando 63 episódios. Foi um grande sucesso em seu país de origem e no Brasil, onde tornou-se um fenômeno cult nos dias atuais. Exibida no Brasil inicialmente pela Rede Record no final da década de 1970 e pela TVS (atual SBT), na década de 80. Inicialmente, o título da série era Símio Espacial Gori (em japonês: 宇宙猿人ゴリ, Uchū Enjin Gori?), nome que se manteve dos episódios 1 ao 20. Do episódio 21 ao 39, tornou-se Símio Espacial Gori VS Spectreman (em japonês: 宇宙猿人ゴリ対スペクトルマン, Uchū Enjin Gori tai Supekutoruman?), e do episódio 40 até o final simplesmente "Spectreman".