Rituais Bizarros

2009

Strange Rituals

*Para assistir o 09º Episódio (Estados Alterados), acesse o trailer.

Milagres, magia, sexo e assassinato. A série documental "Rituais Bizarros", exibida pelo History Channel, explora os mais diversos rituais ao redor do mundo, desde os mais intrigantes aos mais hediondos - que forjaram culturas e iniciam impérios através de sangue derramado não apenas em suas cerimônias, mas em verdadeiras guerras -, se aprofundando na antropologia cultural de cada lugar como nunca visto antes.

Com apenas 1 Temporada, a série foi divida em 12 Episódios:

01º E.: Últimos Rituais (Last Rites): O fascínio pela morte é universal. Ao redor do mundo existem diversas maneiras de lidar com ela, desde a queima de corpos na Índia, a macabra exibição criada pelo anatomista alemão Gunther Von Hagens à bizarros rituais que a cercam.

02º E.: Apocalipse (Apocalypse): A obsessão da humanidade com a forma como o mundo vai acabar. Um pregador da Califórnia e sua família esperam o apocalipse. Pesquisadores britânicos acreditam que as conseqüências do impacto de um asteroide destruiu Sodoma e Gomarra há 5.000 anos. A prevenção para uma Terceira Guerra Mundial.

03º E.: Rituais de Passagem (Rites of Passage): Desde os primeiros registros históricos, os seres humanos têm usado rituais elaborados, e na maioria dos casos perigosos para marcar os diferentes níveis na vida. De rituais vampíricos no East Side de Nova York, iniciações psicodélicas nas selvas do Peru à cerimônias sacrificiais conduzidas por guerreiros indígenas no norte da Austrália. Descubra os rituais secretos que transformam meninas em mulheres, crianças em homens, as que deixam uma cicatriz no corpo e os que expandem a mente.

04º E.: Mestres da Dor (Masters of Pain): Para a maioria de nós, a felicidade consiste em não sentir dor. Mas para alguns, a agonia é o caminho para o prazer. Nas Filipinas, Ruben Enaje, um humilde fabricante de letreiros, resiste à sua sétima crucificação. Todas as Páscoas ele é pregado à cruz por um dia. Em Los Angeles, um clube onde seus membros jogam com fogo e não se importam com as queimaduras de segundo e terceiro graus que sofrem.

05º E.: Até que a Morte nos Separe (Till Death Do Us Part): Nas aldeias do Quirguistão, o casamento é uma caçada que termina em um sequestro violento. Nas florestas da Nova Inglaterra, a cerimônia é pagã e une não apenas duas, mas três pessoas. No mundo do RPG online, chamado "Second Life", há a história de dois "avatares" que se apaixonam e casam, embora na vida real não se conheçam. E na Índia, os casamentos arranjados ainda são norma.

06º E.: Além do Sexo (Beyond Sex): A tênue linha que separa o homem da mulher. Na Índia, hijras pertencem a uma seita religiosa que existe há mais de dois mil anos. Onde a maioria de seus adeptos são homens que foram ou desejam ser castrados e marcados por sacerdotisas, para servi-las fielmente como escravos - sexuais ou não -, já que as mesmas devem permanecer virgem por toda a vida. Já em Maine, o professor de inglês James Boylan, após adotar o visual feminino e mudar seu nome para Jennifer, teve que lutar para permanecer em seu trabalho e não perder o lugar em sua família.

07º E.: Canibais (Cannibals): O canibalismo é um tabu universal, mas essa sórdida prática continua sendo realizada secretamente.

08º E.: Guerreiros Selvagens (Wilderness Warriors): Pessoas que se arriscam na natureza em busca de aventura e descobertas. Exploradores submarinos mergulham em cavernas de gelo na Antártida, três pescadores mexicanos sobrevivem nove meses à deriva em um pequeno barco e uma adolescente se comunica com animais selvagens.

09º E.: Estados Alterados (Altered States): Quais são os verdadeiros limites do corpo humano? Será possível, apenas alterando nosso estado mental, realizarmos tarefas consideradas sobre-humanas, como a autocura?

10º E.: Morte Súbita (Sudden Death): O ritual de sacrifício sempre fez parte da sociedade humana. Há 2000 anos os celtas os efetuavam a cada primavera e o arqueólogo Ned Kelly acredita que os corpos perfeitamente conservados que foram encontrados eram, de fato, de reis. Mas lamentavelmente, esse tipo de prática não é ficou no passado. Arn Chorn Pond conta a terrível história de como conseguiu sobreviver ao genocídio de Pol Pot, no Camboja, durante os anos 70. E Rio Di Angelo conta a história do culto Heaven’s Gate, que gerou um suicídio em massa em 1997.

11º E.: Sexo Proibido (Forbidden Love): As sociedades de alguma forma sempre controlaram as relações sexuais. Na China de 1970, Anchee Min foi obrigada a viver em um campo de trabalhos Maoísta onde o contato sexual era castigado com a morte. No Arizona de hoje, a família Jessop continua praticando a poligamia mórmon, apesar do risco constante de serem presos. E em São Francisco, uma mulher aprende a arte da cura usando o sexo tântrico, apesar de poder ser acusada de prostituição pela polícia.

12º E.: Mulheres Guerreiras (Warrior Women): Há três mil anos atrás histórias sobre guerreiras amazonas se espalharam por toda a antiga Grécia, como hoje vivemos em uma sociedade patriarcal, ainda regida por homens, com o tempo essas histórias acabaram sendo consideradas um mito. Mas o espírito dessas guerreiras se mantém vivo, como podemos ver na equipe de boxe feminino do Brooklin e na remota aldeia de Mosuo, no sudoeste da China, uma das sociedades que a matriarquia sobrevive tendo como líderes corajosas mulheres.

2 de Novembro de 2009

Elenco de Rituais Bizarros