3. > Sun Ra, Brother From Another Planet (BBC)

Título Sun Ra, Brother From Another Planet (BBC) (Original)
Ano produção 2005
2005 ( Brasil )

Nascido no Alabama no início do século 20 – talvez o lugar mais segredado da terra na época – Herman Poole Blount rejeitou seu nome, suas origens e as convenções da época (ou qualquer outra convenção), recriando a si mesmo como Sun Ra, emissário de Saturno (“o planeta da disciplina”) e gênio musical. Misturando egiptologia e a imagem da era espacial, ele projetou uma filosofia de empoderamento radical para todo o cosmos; mantendo uma grande banda na estrada por décadas através de independência e convivência comunal, ele se tornou um patriarca do jazz e um avatar da música espacial. O famoso DJ/cineasta Don Letts apresenta a história de Sun Ra em toda a sua glória, combinando material de Ra e sua lendária Arkestra, entrevistas com membros da banda gravadas na famosa casa do grupo na Filadélfia e testemundos do grande do sax Archie Shepp, Thurston Moore, do Sonic Youth e outros admiradores.

Sinopse traduzida e adaptada de um texto escrito por Keith Jones, da FilmMusicWeb sobre o documentário.