Surrealíssimo

2002

The Scandalous Success of Salvador Dali

O drama cômico surrealista retrata o pintor Salvador Dalí em 1934, quando foi levado a julgamento por seus colegas surrealistas por crimes contra o movimento.

"Em 1934, Salvador Dalí foi acusado por André Breton, fundador do Surrealismo, por atentados contra o movimento. Dalí era julgado por querer ser o mais reconhecido entre os artistas da vertente surrealista, e de ter partido para a América para se tornar uma celebridade. Além disso, ele tinha tendências políticas que entravam em conflito com ideias de outros adeptos da corrente artística. Os surrealistas não queriam que Dalí distorcesse a imagem do movimento.
“André Breton era o líder, o pai, o Papa do Surrealismo. Mas se Breton era o Papa, eu era o Messias! Eu era o único famoso. Para a blasfêmia do meu sucesso Breton me levou a julgamento. Eu fui cobrado por crimes contra o Surrealismo”, afirma Dalí no filme “Surrealíssimo!”.
Escrita por Matthew Broughton, que trabalha regularmente com teatro, o longa combina os elementos visuais e estilo de filmes surrealistas com humor contemporâneo e diálogo com os espectadores"

Fonte: http://arte1.band.uol.com.br/o-sucesso-de-salvador-dali/

2002