Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Susan Sarandon

Susan Sarandon

Nomes Alternativos: Susan Abigail Tomalin

2972Número de Fãs

Nascimento: 4 de Outubro de 1946 (71 years)

Nova Iorque, Nova Iorque - Estados Unidos da América

Susan Abigail Tomalin (Nova Iorque, 4 de outubro de 1946), mais conhecida como Susan Sarandon, é uma premiada atriz norte-americana,que por sua versatilidade,reconhecimento em grandes premiações como o Oscar e BAFTA,aclamação da critica e papeis em clássicos como Thelma & Louise,The Rocky Horror Picture Show e Dead Man Walking,é reconhecida como uma das melhores atrizes em atividade.

Susan é filha de Phillip Leslie Tomalin, que tinha ascendência irlandesa, inglesa e galesa, e de Lenora Marie Criscione, uma italiana nascida em Ragusa, Sicília. Ela cresceu numa grande família católica de nove filhos. Graduou-se em 1964 pela Edison High School e estudou na Universidade Católica da América, em Washington DC, onde bacharelou-se em Artes.

Enquanto estava na faculdade, Susan conheceu Chris Sarandon, com quem se casou em setembro de 1967. Eles se divorciaram em 1979 e ela continuou a usar "Sarandon" como seu nome artístico. Na metade dos anos 80, ela namorou o diretor italiano Franco Amurri, com quem teve uma filha, a atriz Eva Amurri. Também namorou o ator Sean Penn e o diretor Louis Malle.

Desde 1988, Sarandon vive com o ator Tim Robbins, a quem ela conheceu nas filmagens de Bull Durham. O casal teve dois filhos: Jack Henry e Miles Guthrie. Tanto ela quanto Robbins estão envolvidos em causas políticas socialistas.

No dia 23 de dezembro de 2009, o casal anunciou sua separação, publicada pela revista People.

Em 2003, Susan apareceu no comercial "Love is Love is Love", promovendo a aceitação de indivíduos gays, lésbicas e transgêneros.

Em 2005, participou do Live 8, em Edimburgo, na Escócia. Em 2006, participou da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.

Sarandon e dez de seus parentes, incluindo Tim Robbins e seu filho Miles, viajaram para Gales para obter informações sobre a genealogia galesa de sua família. A jornada foi comentada no programa da BBC de Gales Coming Home: Susan Sarandon.

Durante a última semana de 2015, entre o Natal e o Ano Novo, Sarandon participou do resgate de diversos imigrantes sírios que chegavam até a Ilha de Lesbos, na Grécia. Seu objetivo era despolitizar a questão imigratória, e mostrar o lado humano. A viagem foi documentada em texto e vídeo no site americano Huffington Post e pela organização Ryot.

Em 2006, Sarandon recebeu a Ação Contra a Fome Prêmio Humanitário.Ela foi homenageado por seu trabalho como Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF, um defensor de vítimas da fome e HIV/ AIDS e um porta-voz da Heifer International .

Em 2010, Sarandon foi introduzida no Salão da Fama do New Jersey.

Sarandon foi convidada para inaugurar o 44.º Festival Internacional de Cinema da Índia ( IFFI ) 2013, em Goa. Recebeu seu primeiro Oscar nomeação como Melhor Atriz por sua atuação em Atlantic City (1980). Em 1983, apareceu em Tony Scott, The Hunger, que gerou polêmica devido à cena lésbica com Catherine Deneuve. Em 1987, ela interpretou Jane em As Bruxas de Eastwick, com Jack Nicholson. Um de seus maiores sucessos comerciais vieram em 1988, quando estrelou Bull Durham, com Kevin Costner. Em 1989, co-estrelou com Marlon Brando em A Dry White Season, seguido de Palácio Branco (1990), com James Spader. No início de 1990, Sarandon recebeu mais três indicações ao Oscar por seus papéis em Thelma & Louise (1991), O Óleo de Lorenzo (1992) e O Cliente (1994). Em 1995, ganhou o prêmio de Dead Man Walking.

Sarandon foi a um casting para o filme Joe , em 1969, com seu então marido, Chris Sarandon. Embora ele não conseguiu uma parte, ela co-estrelou o filme, que foi lançado em 1970. Entre 1970 e 1972, apareceu nas novelas um mundo à parte e Search for Tomorrow , jogando os papéis de Patrice Kahlman e Sarah Fairbanks, respectivamente. No cinema, ela atuou em O Aprendiz e Mario Monicelli da Senhora Liberdade (ambos 1971). Ela estava no filme de TV Os Rimmers de Eldrich em 1974. Em 1974, ela co-estrelou em um remake do filme de The Front Page , e mais tarde apareceu como Anthony Perkins 'esposa negligenciada em Lovin 'Molly. Em 1975, ela estrelou como Janet no clássico cult The Rocky Horror Picture Show. Nesse mesmo ano, ela estrelou ao lado de Robert Redford em O Grande Waldo Pimenta . Em Pretty Baby (1978), Sarandon jogado Brooke Shields mãe prostituta.

Mão e pé impressões de Susan Sarandon no teatro chinês de Grauman Sarandon recebeu seu primeiro Oscar nomeação como Melhor Atriz por sua atuação em Atlantic City (1980). Em 1983, ela apareceu em Tony Scott, The Hunger , que gerou polêmica devido à sua cena lésbica amor com Catherine Deneuve. Em 1987, ela interpretou Jane em As Bruxas de Eastwick , em frente de Jack Nicholson . Um de seus maiores sucessos comerciais vieram em 1988, quando ela estrelou Bull Durham , com Kevin Costner. Em 1989 Sarandon co-estrelou com Marlon Brando em A Dry White Season , seguido pelo Palácio Branco (1990), com James Spader . No início de 1990 Sarandon recebeu mais três indicações ao Oscar por seus papéis em Thelma & Louise (1991), O Óleo de Lorenzo (1992) e O Cliente (1994). Em 1995, ela ganhou o prêmio de Dead Man Walking . Em 1994 Sarandon foi premiado com o Women in Film Award de cristal .

Performances no cinema incluem Rei dos Ciganos (1978), Tempest (1982), Compromising Positions (1985), Little Women (1994), Lado a Lado (1998), Anywhere But Here (1999), Cradle Will Rocha (1999), The Banger Irmãs (2002), Shall We Dance (2004), Alfie (2004), Romance & Cigarettes (2005), Elizabethtown (2005) e Encantado (2007). Sarandon já apareceu em dois episódios de Os Simpsons , uma vez que como ela mesma (" Bart Has Two Mommies ") e como professor de balé," Homer vs. Patty e Selma ". Ela apareceu em Amigos , Malcolm in the Middle , Mad TV, Saturday Night Live , mostra de Chappelle , 30 Rock , Rescue Me e Mike & Molly.

Sarandon tem contribuído a narração para dois filmes dúzia de documentários, muitos dos quais tratados com questões sociais e políticas. Além disso, ela tem servido como o apresentador em muitas parcelas do PBS série de documentários, Independent Lens. Em 1999 e 2000, ela organizou e apresentou Mythos , uma série de palestras com o professor mitologia americana falecido Joseph Campbell. Sarandon também participa como membro do Júri para o NYICFF , a New York City Film Festival locais dedicados a exibem filmes feitos para crianças entre as idades de 3 e 18.

Sarandon entrou para o elenco da adaptação de The Lovely Bones , de frente para Rachel Weisz , e apareceu com sua filha, Eva Amurri , em Middle of Nowhere ; ambos os filmes foram feitos em 2007. Em junho de 2010 Sarandon se juntou ao elenco da HBO piloto The Year Milagrosa , como Patty Atwood, um diretor Broadway / coreógrafo. However, the series was not picked up. No entanto, a série não foi pego.Em 2012, o desempenho do audiobook Sarandon de Carson McCullers ' Os Estados do casamento foi lançado em Audible.com . Sarandon foi o ator de voz para o personagem de Granny Rags, uma velha senhora excêntrica e sinistro, na discrição / ação videogame Dishonored , lançado em 2012.

Enquanto estava na faculdade, ela conheceu seu colega Chris Sarandon eo casal se casou em 16 de setembro de 1967. Eles se divorciaram em 1979, mas ela manteve o sobrenome Sarandon como seu nome artístico. Em seguida, ela teve um relacionamento com Louis Malle , que a dirigiu em Pretty Baby e Atlantic City. Sarandon teve um relacionamento com o músico David Bowie na época em que eles trabalharam juntos no filme The Hunger (1983), que ela descreve como "um período muito interessante." Em meados dos anos 1980 Sarandon datado cineasta italiano, Franco Amurri , e ela deu à luz a sua filha, a atriz Eva Amurri , em 15 de março de 1985. A partir de 1988-2009 Sarandon estava em um relacionamento com o ator Tim Robbins , a quem ela conheceu enquanto eles estavam filmando Bull Durham. Eles têm dois filhos -. Jack Henry (nascido em 15 de maio de 1989) e Miles Guthrie (nascido em 04 de maio de 1992).

Em 2006 Sarandon e dez parentes, incluindo seu então parceiro, Tim Robbins , e seu filho, Miles, viajou para o País de Gales para traçar a genealogia de sua família Welsh. Sua jornada foi documentada pela BBC Wales programa, Coming Home: Susan Sarandon . Grande parte da mesma pesquisa e conteúdo foi destaque na versão americana do Who Do You Think You Are? . Ela também recebeu o prêmio "Ragusani mondo nel", em 2006; suas raízes sicilianas estão em Ragusa, Itália . Sarandon é o co-proprietário do New York clube de ténis de mesa de rotação, e seu Toronto SPiN ramo Toronto.

Sarandon dividir com seu parceiro de longa data, Robbins e agora está em um relacionamento com muito mais jovem Jonathan Bricklin (nascido em 13 de maio de 1977), filho de Malcolm . Eles operam os lounges SPiN de pingue-pongue em conjunto e conheceu em uma viagem para o Chile no início de 2010.

Cônjuge: Chris Sarandon (de 1967 a 1979)
Filhos: Eva Amurri, Miles Robbins, Jack Henry Robbins