3. > Suzaku

Suzaku

1997

Título Moe no Suzaku (Original)
Ano produção 1997
1 de Novembro de 1997 ( Mundial )

A vila de Nishiyosino-mura fica numa floresta famosa pelos seus cedros, em Nara. O chefe de família Kozo, que trabalha com reflorestamento há gerações, vive modestamente com sua mãe Sachiko, a esposa Yasuyo, seu sobrinho Eisuke (cuja mãe deixou a vila) e sua amada filhinha Michiru Tahara. A crise econômica de 1971 atinge a vila, forçando a saída de muitos dos seus habitantes. Naquele mesmo ano, é anunciado um empreendimento para construir um túnel de acesso à vila. Kozo está empolgado com o projeto, que, no entanto, é abandonado antes de ficar pronto. Passaram-se 15 anos e a família Tahara agora vive à beira da pobreza, dependendo financeiramente de Eisuke. Michiru tornou-se uma adolescente e seus sentimentos por Eisuke, a quem sempre amou como irmão, começam a mudar. Quanto a Eisuke, separado da sua mãe desde a infância, desenvolve uma profunda afeição por Yasuyo. Um belo dia, Kozo sai de casa com a sua câmera de 8mm preferida.

- Premiado com o “Câmera de Ouro” para melhor diretor estreante no Festival de Cannes de 1997.