3. > Tapuias e Abaunas na Terra da Luz

Título Tapuias e Abaunas na Terra da Luz (Original)
Ano produção 2012
25 de Outubro de 2012 ( Brasil )
Classificação L - Livre para todos os públicos

*Para assistir, acesse o trailer.

A verdadeira história do Ceará, primeiro lugar do Brasil a ser pré-colonizado, a ter a última resistência nativa vencida pelos colonizadores e o primeiro a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884, quatro anos antes da Lei Áurea, sendo por isso chamado de "Terra da Luz", pelo abolicionista José do Patrocínio.

O documentário "Tapuias e Abaunas na Terra da Luz" faz uma viagem no tempo para relatar a luta dos povos indígenas e dos negros africanos no estado, que hoje, depois de tentativas fracassadas de omiti-los da história cearense, ainda resistem ao tempo através de brincantes dos maracatus, que viram são Tapuias e Abaunas na Terra da Luz.

*Tapuia: Termo pejorativo dado pelos colonizadores a todos os nativos que se opuseram a invasão de suas terras e a escravização de sua gente.

*Abauna: De origem tupi. "Abá" quer dizer homem, "Una" cor preta, uma alusão aos africanos que aqui foram trazidos como escravos.

- 11ª Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema - Guaíba: Melhor Documentário Educativo (Guaíba, RS)