Tedyasese – Superamos os Tempos

2016

Tedyasese – Superamos os Tempos

Dando continuidade à frutífera parceria da Panorama Cultural com o Coletivo Fulni-ô de Cinema, começou a montagem de mais um curta-metragem produzido inteiramente dentro da Terra Indígena Fulni-ô, município de Águas Belas, Pernambuco. “Tedyasese – Superamos os tempos” é o terceiro filme de Elvis Ferreira de Sá e equipe, todos índios Fulni-ô e moradores da aldeia.

Os indígenas realizam anualmente ao longo do segundo semestre um longo período de retiro espiritual na vila sagrada do Ouricuri, em que o local fica fechada à visitação pelos não-índios e foi justamente neste período que começaram as primeiras gravações de “Tedyásese”, que no idioma Fulni-ô, o Yaathe, quer dizer “foi difícil”.

Desta vez o Coletivo resolveu focar nas dificuldades diárias de membros de da comunidade em diversos períodos da história Fulni-ô, mostrando como a comunidade superou e vem superando suas adversidades, contando também com filmagens da aldeia de outras épocas.

Os trabalhos realizados pelo Coletivo Fulni-ô de Cinema atingiu reconhecimento nacional, tendo o Coletivo sido premiado em premiação do Ministério da Cultura voltado para Pontos de Cultura Indígena.

2016

Elenco de Tedyasese – Superamos os Tempos