Terra elétrica

1999

Eletric Earth

"Muitas vezes eu danço tão rápido que me torno o que está ao meu redor." Assim diz o solitário protagonista da Terra Elétrica, 1999, fábula hipercineta de Doug Aitken da vida moderna sob a forma de uma instalação de oito telas que levou para casa o Prêmio Internacional na Bienal de Veneza do verão passado. Uma estranha polinização cruzada de convenções de gênero sampleada livremente a partir de videoclipe, documentário e filme narrativo, o trabalho forjou um retrato estranhamente preciso de angústia urbana, instalação do casamento para os vocabulários vernaculares do cinema e da dança. Em Eletric Earth, como nos trabalhos anteriores de Aitken, a paisagem - aqui uma extensão anônima de terras urbanas - não é um pano de fundo passivo para a ação humana, mas sim sua força motriz. Os semáforos intermitentes, as câmeras de vídeo panorâmicas e as janelas automáticas de carros criam um ambiente de ritmos agitados e acelerados que o jovem protagonista preto de Aitken começa a imitar, como se involuntariamente. Projetada em enormes telas em três salas adjacentes, a Terra Elétrica é em si uma paisagem imersiva de movimento e informação fraturada, que os espectadores devem experimentar tanto quanto assistir.

1999

Elenco de Terra elétrica