The Boys (Pojat)

1962

Pojat

Uma das significativas obras do cinema da FinLândia, conta a história de cinco meninos adolescentes que vivem na cidade de Oulu, no norte do país.

A Segunda Guerra Mundial foi um momento muito difícil para a Finlândia e a pobreza é óbvia. Mas esse fato não é um problema para esses meninos, a guerra não significa uma guerra real para eles porque ainda são muito jovens. É mais uma grande aventura. Eles admiram as tropas alpinas alemães que passam por sua cidade, no caminho para o front. A presença dos alemães oferece oportunidades interessantes para estes garotos: eles comercializam coisas com os soldados. Por outro lado, eles vão para a escola e tentam ter uma vida normal durante a guerra.

“Pojat” é divertido mas também é trágico (por exemplo: os meninos testemunham a execução de um homem), afinal há uma guerra acontecendo. Baseado em um romance de Paavo Rintala, foi exibido no Festival de Moscou.

1962