The Harvest Month (August)

1956

Elokuu

Viktor Sundvall é um guarda de um pequeno canal no campo finlandês. Em sua juventude, ele tinha grandes planos para se tornar um dramaturgo mas todos os seus sonhos foram destruídos. Ele está frustrado com seu casamento e se entregou à bebida. Sua família, outrora orgulhosa, entrou em declínio.

Numa manhã de sábado do mês de agosto, Viktor está à espera de uma visita de uma velha amiga, Maija Länsilehto, com quem teve um relacionamento no passado. Mas Sundvall não sabe que o sábado será o dia em que enfrentará sua existência fracassada, seu medo de viver, e uma trágica decisão.

O ator Toivo Makela oferece um desempenho poderosamente eficaz como o protagonista embriagado, evitando os habituais clichês "bêbados". Um dos melhores filmes da Finlândia.

1956