The Kiss

1985

The Kiss

O Beijo explora um clichê da narrativa clássica de Hollywood. As imagens pertencem a um filme clássico, Body and Soul, dirigido por Robert Rossen em 1947 sobre um jovem boxeador corrompido pelo sucesso mundano. A cena do beijo se passa na porta do apartamento da noiva: um longo beijo que inicia e encerra a relação física, que permanece congelada e inconclusa. A menina fecha a porta de seu quarto, a protagonista voltando para a rua. Nas mãos de Raphael Montañez Ortiz, a cena de sete segundos torna-se longos minutos. Desacelerando ao extremo uma sequência iconográfica como um beijo, converte-se em uma ação sincopada e espasmódica, absurda em seu ritmo cardíaco. O arquivo cinematográfico de Hollywood é uma fonte extraordinária para confirmar que a lei do que se pode dizer é estipulada por um cinema de exclusão, redução e negação. Raphael Montañez usa imagens existentes para mostrar estereótipos e padrões de exclusão gerados pelas narrativas visuais usuais que emergem da fábrica americana.

1985

Elenco de The Kiss