3. > The Nineteen Year-Old's Map

Título Jukyusai No Chizu (Original)
Ano produção 1979
1 de Dezembro de 1979 ( Mundial )

“Não podemos viver felizes nem matar a nós mesmos. Temos que continuar correndo.”

O filme de Yanagimachi é sobre o jovem Masaru, um entregador de jornal de 19 anos de idade, que faz um mapa do bairro onde ele faz seu trabalho. Ele mantém um dossiê sobre cada família, grava seus hábitos e classifica o quanto ele não gosta desses moradores. Uma família, por exemplo, recebe um X porque seu cachorro late o tempo todo. Outro homem recebe um X porque se recusa a pagar a conta. Declarando-se um "direitista", ele faz ameaças por telefone e abusa psicologicamente da amante aleijada de seu companheiro de quarto até que ela é conduzida à beira do suicídio.

Em vez de dar explicações para o comportamento anti-social de seu personagem, Yanagimachi apenas descreve suas ações e permite que o espectador decida o porquê dessas coisas acontecerem. As questões de responsabilidade pessoal versus influências sociais são completamente deixadas para que o espectador resolva.