A Vida Secreta do Caos

The Secret Life of Chaos

Este filme aborda uma questão muito simples: como chegamos até aqui? Quase 99% do corpo humano é uma mistura de ar, água, carvão e giz, com resíduos de outros elementos um pouco mais exóticos como ferro, zinco, fósforo e enxofre. Estima-se que os elementos que compõem o ser humano médio custam alguns poucos reais. Mas, de alguma forma, trilhões desses átomos comuns conspiram milagrosamente para se organizar em seres humanos vivos e pensantes. Como as maravilhas da criação são montadas a partir de elementos estruturais tão simples é certamente a pergunta mais intrigante que podemos fazer. Pode-se achar que a resposta está além do domínio da Ciência, mas isso está mudando. Pela primeira vez, crê-se que a Ciência ultrapassou a Religião e a Filosofia em ousar enfrentar essa mais fundamental das questões.

Este filme é a história de uma série de descobertas estranhas e interligadas que revelam a face oculta da Natureza. Incutido em suas leis mais simples e básicas, está o poder de ser imprevisível. Trata de como a matéria inanimada, sem objetivo ou desígnio, espontaneamente pode criar extraordinária beleza. Trata de como as mesmas leis que tornam o Universo caótico e imprevisível podem transformar mero pó em seres humanos. Trata da descoberta da existência de uma relação estranha e inesperada entre ordem e caos.

8 de Junho de 2010

Elenco de A Vida Secreta do Caos