BBC'S imagine... The trouble with Leo Tolstoy

2011

The trouble with Leo Tolstoy

Alan Yentob faz uma viagem de trem através da Rússia épica de Tolstoi, examinando como O grande romancista da Rússia tornou-se seu grande causador de problemas.
Neste programa, ele revela um jovem difícil e problemático, obcecado por sexo e jogos de azar, que virou escritor, servindo como um soldado na Chechénia e da Crimeia. Suas experiências na linha de frente, eventualmente, alimentaram Guerra e Paz, um livro agora reconhecido como "o padrão dourado pelo qual todos os outros romances são julgados" e que também provocou sua conversão à pacifista ativo.
A expedição de Alan o leva também para a cidade tártara de Kazan, onde Tolstói era um adolescente, o cerco de Sevastopol, no Mar Negro e São Petersburgo, bem como a propriedade rural idílica de Tolstoi, berço e túmulo do escritor, e lar para o seu passional mas brutal casamento de 48 anos com Sofia - um casamento que começou com estupro, produziu 13 filhos e terminou com deserção e recusa.
Contribuintes incluem familiares e biógrafos.

2011

Elenco de BBC'S imagine... The trouble with Leo Tolstoy