Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Tim Burton

Tim Burton

Nomes Alternativos: Timothy William Burton

26247Número de Fãs

Nascimento: 25 de Agosto de 1958 (58 years)

Burbank, Califórnia - Estados Unidos da América

Timothy Walter Burton, diretor, roteirista e produtor, nasceu na cidade de Burbank do Condado de Los Angeles, no estado da Califórnia. Tim é o primeiro filho da comerciante Jean Burton e do ex-jogador de beisebol, Bill Burton. A infância de Tim Burton foi marcada pelo universo da fantasia e da auto-rreflexão, gostava de filmes de terror e velhas histórias de quadrinhos, seu ídolos era, Vincent Prince. Tim Burton também se perdia nas páginas das obras arrepiantes de seu autor favorito; Edgar Allan Poe. Essa vivência cultural marcou sua produção cinematográfica, permeada por temas lúgubre e uma atmosfera sombria.

Ao concluir os estudos, Tim ganhou uma bolsa de estudos concedida pelos estúdios Disney a estudar animação no “Instituto de Artes da Califórnia’, na cidade de Valência, desenvolvendo seu talento para o desenho. Após concluir o curso de animação, ele foi contratado pela Disney para trabalhar como aprendiz de animador, daí em 1982 elaborou seu primeiro curta-metragem, Vincent, uma obra expressionista animada em stop-motion, baseado na vida de seu ator favorito, Vincent Leonard Price Jr.

Em 1984, ele apareceu novamente na Disney, em uma de suas mais memoráveis obras, “Frankenweenie”, um curta-metragem em preto e branco que conta a história do jovem Victor, que, depois de perder seu cão em um acidente de carro, decide reviver o cão ao estilo de Frankenstein.

Em 1985 dirigiu seu primeiro longa-metragem “A Grande Aventura de Pee-Wee”. O filme conta a história de Paul Reubens, apresentador de televisão conhecido nos Estados Unidos, o próprio ficou deslumbrado com “Frankenweenie” e exigiu Burton para dirigir o filme. Em seu primeiro filme já é observado algumas de suas características principais, como a sua estética, personagens excêntricos e a trilha de Danny Elfman, compositor que colaborou em quase todos os projetos de Burton.

Em “Os Fantasmas Se Divertem” (1988) trabalhou pela primeira vez com o ator Michael Keaton. No filme o público é introduzido a um mundo louco cheio de imaginação com toque de comédia e de humor negro. Tim Burton saiu do anonimato para ser visto por sua capacidade incontestável de construir histórias únicas. A fama que ganhou por “Os Fantasmas Se Divertem” em Hollywood, o fez ser chamado para realizar “Batman” (1989), baseado em um dos maiores personagens da DC Comics. O filme foi um sucesso de bilheteria arrecadando mais de quatrocentos milhões de dólares, e de crítica, recebendo uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de melhor ator para Jack Nicholson, e venceu o Oscar na categoria de melhor direção de arte. No mesmo ano, Tim se casou com a pintora Lena Gieseke, de quem se divorciou em 1992.

A próxima década começou com uma de suas melhores obras e um de seus trabalhos mais pessoais, "Edward Mãos de Tesoura" (1990), conto fantástico de grande beleza e sensibilidade que conta com muito de sua estética. O filme é interpretado por Johnny Deep, que acaba sendo rosto regular de seus próximos filmes. Em 1992 retornar as aventuras de Batman em “Batman o Retorno”, um dos personagens mais marcantes do filme é a Mulher Gato, uma anti-herói traiçoeira interpretada por Michelle Pfeiffer. Após Batman, Tim foi produtor do popular “O Estranho Mundo de Jack” (1993), um filme infantil sombrio onde mistura as datas comemorativas preferidas do diretor: Halloween e Natal.

Em 1996 dirigiu um filme de pouco sucesso “Marte Ataca”, em 1994 lançou “Ed Wood”, cinebiografia emocional sobre a figura do considerado pior cineasta de todos os tempos, Edward D. Wood Jr. O filme ganhou dois Oscars, um para Melhor Maquiagem e outro de Melhor Ator Coadjuvante para Martin Landau.

Tim Burton deu continuidade a filmes de muito sucesso, “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça” (1999), “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas” (2003), a animação “A Noiva Cadáver” (2004), “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (2005), e o musical “Sweeney Todd: O Barbebiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007) que rendeu um Oscar na categoria de Melhor Direção de Arte e duas indicações, uma na categoria de Melhor Ator para Johnny Deep e outra para Melhor Figurino.

Em 2001, Tim Burton, começou um namoro com Helena Bonham Carter. O casal tem dois filhos, Billy Raymon e Nell. Porém em dezembro de 2014 os dois romperam o relacionamento.

Mais tarde, ele colaborou com a Disney para dirigir dois filmes em animação 3-D. A primeira foi uma adaptação do romance de Lewis Carroll “Alice no País das Maravilhas” (2010). O segundo foi a versão em longa-metragem de seu curta “Frankenweenie” (2012). Em 2014 dirigiu “Grande Olhos”, um filme biográfico do casal de pintores Walter e Margaret Keane interpretados por Christoph Waltz e Amy Adams.

Tim Burton é um dos autores mais originais da atual Holywood, possui seu próprio universo marcado por tons sombrios, humor e imaginação sem limites, intensas impressões visuais e personagens desajustados.