2. > TV

Trans

2016

Título Trans (Original)
Ano produção 2016
16 de Julho de 2016 ( Mundial )

A vida dos transgêneros no Brasil é tema do documentário Trans, a produção mergulha na história de quatro pessoas que se readequaram sexualmente ou que ainda não se definiram para mostrar como se sente e como é a vida de quem nasce com um corpo que não corresponde ao que se é.

Um deles é João W. Nery, autor do livro Viagem Solitária – Memórias de um Transexual 30 Anos Depois. João nasceu Joana se readequou aos 27 anos. Já a professora de direito Giowana Cambrone se assumiu mulher há seis anos. “O processo foi muito rápido, toda a transformação aconteceu em seis meses. Foi libertador”, conta.

Diferentemente de João e de Giowana, Wallace Ruy não se define homem ou mulher desde 2010. “Transito nos dois universos ou em nenhum”, afirma a atriz. O quarto personagem é o jovem Luan, 16, que está vivendo há pouco tempo os desafios de mudar de gênero. “Não conseguia explicar o que sentia, mas sempre soube que alguma coisa estava errada”, diz o jovem, que nasceu Luana.